Sobre o Aprendendo a Conviver

Curso de Aperfeiçoamento Aprendendo a Conviver (CAAC) é uma ação de formação continuada decorrente de parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

Considerando o desafio da promoção de ambientes seguros para aprender e ensinar, o curso Aprendendo a Conviver oferecerá capacitação a educadores para que reconheçam e adotem estratégias eficazes para monitoramento e atendimento das múltiplas formas de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar, com ênfase para o bullying, a partir da perspectiva da educação e direitos humanos. Com este objetivo, será ofertado curso de aperfeiçoamento a distância a professores da educação básica em cinco municípios paranaenses: Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, e São José dos Pinhais, envolvendo 250 educadores.

A formação democrática e cidadã tem na escola o seu principal espaço de afirmação, mas também de violações. Com o intuito de enfrentar a intolerância e o bullying o projeto Conviver vem em oportuno momento para propor um espaço de reflexão para os/as educadores/as  e a comunidade escolar. Discutir sobre os conflitos que advém do desrespeito às diferenças na escola é pensar na possibilidade de existência da diversidade e no empoderamento das subjetividades.

O projeto Conviver traz conhecimento teórico e prático para formulação de estratégias contra as variadas formas de violências amparadas nas diretrizes da Educação em Direitos Humanos.

Esta ação se insere no horizonte de uma Universidade comprometida com os Direitos Humanos e a Democracia, principalmente com aqueles pertencentes ao ambiente educacional.

Objetivos

Objetivo geral

Possibilitar que educadores e comunidade escolar ampliada, reconheçam e adotem estratégias eficazes para monitoramento e atendimento das múltiplas formas de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar, com ênfase para o bullying, a partir da perspectiva da educação e direitos humanos.

Objetivos específicos

  • Capacitar educadores na utilização e desenvolvimento de estratégias para a prevenção e redução do bullying e violência no ambiente escolar.
  • Desenvolver materiais de capacitação de professores para acesso em ambiente virtual de aprendizagem.
  • Produzir avaliação sobre a convivência nas escolas envolvidas no projeto.

Ao final do curso o profissional participante deverá estar apto a:

  • Compreender os principais aspectos do bullying e discriminação no ambiente escolar, relacionando-os com fatores históricos e sociais.
  • Descrever a interconexão da violência escolar com o preconceito e a discriminação.
  • Conhecer os marcos normativos associados ao bullying, violência escolar e discriminação.
  • Desenvolver habilidades para identificação e atendimento em situações de bullying.
  • Formular programas, junto a comunidade escolar, que possam interromper o ciclo de violência.
  • Contribuir para o fortalecimento da rede de proteção local.

Equipe

Coordenação do projeto

0018_tutor

Vitor

0020_tutor

Hellen

0022_tutor

Nathalia

0011_tutor

Josafá